Blog

Instalação de ar condicionado exige cuidados

Instalação de ar condicionado exige cuidados

Enviado 03 Abr 2017

Para instalá-lo o ar-condicionado, é preciso ter três cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará cada parte.

Antes da instalação – Comece lembrando que uma parte fica dentro da edificação e a outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa.

Então, quanto mais perto, menor será o custo com tubos e com mão de obra. Para a infra estrutura que liga as duas partes do aparelho são usados:

– Tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher (veja mais sobre BTUs abaixo);

– Tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar-condicionado;

– Tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa.

Deve-se realizar os  ajustes adequados na tubulação antes da instalação.

Num edificação que estiver  sendo construindo ou se  for instalar ar-condicionado, passe a infraestrutura (os três tipos de tubos) nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas para tomadas e interruptores.

Para calcular a capacidade necessária da área ou do ambiente alguns detalhes são importante:

Ele recebe sol de manhã ou à tarde. BTU é a sigla para Unidade Térmica Britânica, e é a quantidade de BTUs que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado.

Assim, em áreas menores, muitas vezes vão receber um aparelho com menor capacidade.

Dicas da capacidade de um ar condicionado use a tabela de referência:

A instalação de aparelhos de ar condicionado é deixada, muitas vezes, sem apreciar o serviço do técnico que ofereceu o orçamento ou até, realizado pelo próprio dono do equipamento.

Assim as pessoas frequentemente não se preocupam com os perigos que existem durante a instalação, ou mesmo depois se for o caso de um serviço mal feito.
Para um trabalho seguro quem irá prestar o serviço deve ter conhecimento técnico e experiência prática.

Conforme Técnico de segurança do trabalho, Marcio Luiz Ferreira, é preciso uma Análise Preliminar do Risco (APR).
"Um profissional com experiência e conhecimento se previne contra choques, analisa se o trabalho será feito em altura igual ou superior a 2 metros ou no térreo, percebe os riscos de queda de ferramentas ou do aparelho, se é em local confinado, se há probabilidade de haver presença de gases      ( amônia, gás sulfídrico, pouca ausência da oxigênio, etc). Em resumo, segue todas as normas regulamentadoras de segurança do trabalho", explica Marcio Luiz.
Os equipamentos de segurança básicos são divididos conforme a necessidade da instalação. No térreo são necessários óculos de segurança, calçado com isolamento de eletricidade, luvas para isolamento de borracha especial e ferramentas que tenham blindagem contra choques. Nos trabalhos a partir 2 metros de altura são obrigatórios, além dos itens acima, cinto com trava de segurança ancorado em uma linha de vida ou em local próprio tipo olhal, capacete com presilha na jugular, escada com isolamento para eletricidade. No caso de grandes alturas são utilizados ainda andaimes especiais.
Os cuidados não devem ser tomados somente na instalação de aparelhos. Neste verão, um homem caiu da janela em Capão da Canoa enquanto instalava uma proteção de ar condicionado no próprio apartamento no quarto andar de um edifício. Por isso, valem as mesmas recomendações para instalações dos protetores externos.

"A vida e a saúde não tem preço, e as empresas devem ter consciência que o maior patrimônio são os seus bons empregados, que geram receita pela sua participação direto operacional",

Marcio Luiz Ferreira. RM Consultoria e Treinamento